Skip to Content

FAQ

O que é Rádio Digital?

O chamado rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. No caso do rádio analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. No digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante à uma rádio analógica, envolvendo tradicionais elementos como torre e antenas.

Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.

Saiba mais.

O que é DRM?

O Digital Radio Mondiale é um padrão aberto e, como diz seu nome, voltado para a criação de um sistema mundial de rádio digital – sendo um grande erro designá-lo de padrão europeu.

Foi criado e vem sendo desenvolvido há 10 anos por engenheiros de primeira linha ao redor do mundo e conta com o suporte de grandes broadcasters como a Teledifusion de France, All India Radio, BBC World Service, Deutschlandradio, Radio Canada International, Deutsche Welle, Radio Netherlands Worldwide, RTÉ Radio, Radio Exterior de España, RAI, Kuwait Radio, Radio New Zealand International, Vatican Radio, Voice of Russia e Radio Romania International.

Saiba mais.

O que é a plataforma DRM Brasil?

O DRM Brasil é uma plataforma de produtores de rádio, pesquisadores, broadcasters, ouvintes e demais integrantes da sociedade civil cujo objetivo é defender a escolha do Digital Radio Mondiale como o padrão do Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD).

Saiba mais.

Mas DRM não é Digital rights management?

O Digital Radio Mondiale (DRM) tem sido confundido com Digital Restrictions Management (DRM), mas tratam-se de duas coisas diferentes que infelizmente possuem siglas idênticas.

Saiba mais.



X