Skip to Content

Homenagem do DRM-Brasil ao Prof. Luiz Fernando Gomes Soares

É com imenso pesar que lamentamos o falecimento do Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio. O Prof. Luiz Fernando foi um pioneiro na área de Redes de Computadores e TV Digital, com trabalhos de enorme reconhecimento nacional e internacional.

O Prof. Luíz Fernando deixa um legado ímpar em nossa sociedade. Foi o criador do Ginga e da linguagem NCL, que foram as grandes contribuições brasileiras no sistema de TV Digital que foi adotado na maior parte da América Latina (ISDB-T Internacional), além da primeira norma internacional da ITU escrita totalmente no Brasil, a ITU H.761.

Suas contribuições por uma comunicação mais participativa e interativa são superlativas, e nós, do DRM-Brasil, reafirmamos nosso comprometimento na defesa do uso do Ginga como middleware do Sistema Brasileiro de Rádio Digital.

Sentiremos muita falta deste grande amigo e cientista brasileiro, quiçá o maior de seu tempo.

Esta é uma homenagem do DRM-Brasil, que lamenta esta viagem tão antecipada. Continuaremos o seu trabalho, Professor Luiz Fernado!

Em nota, o ministro de Estado das Comunicações, Ricardo Berzoini, lamentou a morte do professor Luiz Fernando:

"O professor Luiz Fernando Gomes Soares, falecido ontem (8), foi uma referência para todos os pesquisadores e integrantes da academia brasileira que acreditam na inovação como elemento de inclusão social e democratização do acesso aos meios de comunicação. Em sua carreira, seus principais trabalhos sempre perseguiram este objetivo, visando incluir a maior parcela do povo brasileiro nos novos serviços de tecnologia de informação e da televisão digital. Nos últimos 15 anos, dedicou sua carreira vitoriosa à bandeira da disseminação do middleware Ginga NCL, que criou ao lado de outros pesquisadores brasileiros e que é padrão internacional recomendado pela União Internacional de Telecomunicações.

No momento em que o Brasil implementa o processo de desligamento da TV analógica e a definitiva entrada na era digital, a memória do professor Luiz Fernando nos ajuda a trabalhar no sentido de buscar a melhor solução de inclusão digital possibilitada por esta inovação. Em breve, o Ginga e as aplicações desenvolvidas em sua base estarão em pelo menos 14 milhões de televisores dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa é a melhor maneira que o Governo Federal, o Ministério das Comunicações, as empresas e a sociedade brasileira podem homenagear a memória desse grande brasileiro, que deixa um legado inestimável para a área das comunicações do nosso País."



X