Skip to Content

A Confusão do HD Radio (Iboc) na América do Norte

"Fritar bacon em uma panela", é como a interferência co-canal soa quando você está 10 ou 20 KHz de uma da estação de rádio AM transmitindo com iBiquity Digital HD Radio. À noite, no nordeste dos EUA, uma verdadeira tempestade de ruído digital aparece em toda a faixa de transmissão do AM (ondas médias) impedindo a recepção de muitas estações distantes. Que confusão!

IN BAND, ON CHANNEL?

O quê? Eu não sei por que eles chamam de "In-Band On-Channel" - certamente não é "On-Channel". A banda lateral de 15 KHz de cada lado da portadora principal, vazam totalmente fora do centro, atingindo os canais adjacentes em AM. Nenhum filtro, em qualquer receptor, independentemente da largura de banda, pode rejeitá-la.
A fim de proporcionar espaço para essas bandas laterais expandidas sobrepondo a informação digital em cima do áudio analógico, as estações também tiveram de reduzir sua resposta de áudio para um máximo absoluto de 5 KHz, reduzindo ainda mais a qualidade de áudio analógico padrão. A adesão aos padrões técnicos é agora um imperativo absoluto, tanto no transmissor, técnica de modulação, e antena. Ou você terá problemas de interferência ainda pior. E todos nós sabemos que as estações de rádio, muitas vezes falham nesta área. Isso, atualmente, é o que a FCC chama de "Operação Digital Hibrida”, o precursor de um futuro totalmente digital.

O DINHEIRO E AS GRANDES EMPRESAS

Agora sobre dinheiro e grandes empresas, parece que esse é o combustível da sociedade de hoje mais do que nunca. Você já viu o acordo de licenciamento em que as estações de rádio devem se submeter às patentes do Ibiquity Digital Corporation a fim de poderem trabalhar? Bem, aqui está: Licensing Fact Sheet 2009.

Aqui está o cerne do que a emissora deve concordar se deseja transmitir IBOC HD Radio:

  1. O acordo é perpétuo. Você está algemado ao Ibiquity, seu provedor e benfeitor, para sempre.
  2. Pagar uma taxa única de US$ 25.000 ao Ibiquity para direitos de transmissão do canal de áudio principal. A estação agora paga uma companhia privada, com fins lucrativos para o direito de transmitir seu sinal principal.
  3. Repartição das receitas (parte de seu lucro vai para o Ibiquity). Pague 3% da receita líquida incremental derivada de quaisquer serviços suplementares de áudio possível com a tecnologia HD Radio (um mínimo de 1.000 dólares por ano e por canal de áudio adicional).
  4. Mais de partilha de receitas (mais de seu lucro vai para o Ibiquity). Pague 3% da receita líquida incremental derivada de transmissão de dados auxiliares (dados secundários e terciários digitais não associados com o canal principal de dados primários).
  5. Pague-me novamente. As atualizações de software do atual sistema HD Radio devem ser licenciadas pelo pagamento de uma taxa extra anual ou a taxa prevalecente no momento da subida.

O GOVERNO

E é triste dizer, o Governo dos EUA (em nome da FCC) atua como um agente canalizador de dinheiro ao Ibiquity, quando autorizou o Ibiquity a ser o único fornecedor da tecnologia HD Radio. Chame-o de monopólio, se desejar. Yeah, yeah, eu sei - por isso o Ibiquity tem as patentes sobre esta tecnologia. E daí ? Dinheiro, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. O que aconteceu com o interesse público? (já vi esse filme antes...).

O GRANDE ATRASO

Só mais uma coisa. Você sabia que a transmissão do HD Radio é atrasada por alguns segundos por causa das exigências técnicas de codificação? O valor mais frequentemente visto é de 8 segundos. Não dará mais para usar o rádio no estádio para acompanhar o futebol.. Nem mais ouvir o seu locutor de rádio favorito descrevendo o jogo enquanto você assiste na TV.

Algumas informações interessantes

Existem cerca de 289 estações transmitindo em HD Radio na faixa de AM nos EUA. Recentemente, a FCC postou um link para sua página web que fornece uma lista deles:
http://www.fcc.gov/mb/audio/digital/index.html
Clique no link "AM" na página. A lista das FM também está disponível clicando no link "FM".
Aqui está mais uma página útil, que tenta documentar todas as estações de AM IBOC, e permanece bastante atual:
http://topazdesigns.com/iboc/station-list.html
Se você não gosta do IBOC, não se esqueça de verificar o site Stop IBOC:
http://www.stopiboc.com
Um artigo interessante do site da Ibiquity sobre os requisitos técnicos do HD Radio:
http://www.ibiquity.com/i/pdfs/Conversion_Requirements.pdf
E a página de FAQ sobre o licenciamento do Ibiquity:
http://www.ibiquity.com/broadcasters/licensing
Alguns links interessantes:
http://hdradiofarce.blogspot.com
http://radiomagonline.com/digital_radio/eye_iboc

CONCLUSÃO

Vamos esperar, do ponto de vista de um entusiasta do rádio e do DX, que o IBOC venha a facassar e as estações de rádio desistam desta tecnologia. Alguns já começaram a fazer isso.

Traduzido do artigo de WILLIAM H SCOTT, WE7W no seu blog:
http://radio-timetraveller.blogspot.com/2009/08/iboc-mess-in-north-ameri...

Após esse texto, como uma continuação, foi escrito este texto:
http://radio-timetraveller.blogspot.com/2010/07/digital-radio-update.html
Ainda sem tradução para português por parte do DRM-Brasil.

Lembremos que o DRM30 pelo fato de não precisar estar atrelado a uma transmissão AM e também pelo fato de usar menos largura de banda espectral pode ser implementado de forma que os canais alocados para transmissões DRM30 não interfiram na recepção de canais adjacentes na faixa de Ondas Médias no período noturno principalmente, diferentemente do que acontece com o HD Radio.



X